Cirurgias > Cirurgias Reparadoras

Cirurgia Corretiva

Definição

Reparação da retirada de tumores, correção de deformidades decorrentes destes.

Objetivos

Corrigir cirurgicamente imperfeições ou deformidades ocasionadas pela retirada de tumores.

Noções do procedimento

Por várias razões um cirurgião plástico é solicitado para tratar um tumor. Estas são algumas: esclarecer o diagnóstico com o exame clínico e enviando o que foi retirado para exame anatomopatologico; cuidando para que a região onde foi retirado o tumor permaneça o máximo possível conservada na forma e função. Para isto é preciso determinar o tipo, a profundidade do tumor, a necessidade de exames quando necessários (RX, tomografia, ultra-sonografia, ressonância magnética, são exemplos) e o correto planejamento cirúrgico. É muito importante que antes de realizar alguns tratamentos com pomadas, cauterizações e outras aplicações, inclusive o laser, se tenha certeza de que o tumor seja adequado para este tratamento. Muitas vezes, os tumores são destruídos com estes recursos sem uma certeza diagnóstica e portanto não mais passíveis de um estudo com o exame anatomopatologico. Se o tumor volta a crescer após estes tratamentos, haverá uma dificuldade de esclarecer a origem do tumor, com implicações muita sérias para o tratamento adequado.

Anestesia

Geral, quando em grandes extensões, ou quando em crianças. Peridural ou raquidiana quando localizadas no tronco inferior, ou membros inferiores e são de grandes extensões. Local, nos tumores menores, em pacientes que cooperem com a equipe médica.

Cuidados pós-operatórios

Repouso da área operada, curativos de sustentação, tais como os com uso de micropore, atadura, malha compressiva, placa de silicone e outros meios apropriados para cada situação. Evitar a exposição solar. Uso de algumas pomadas ou cremes para a pele conforme a indicação médica. Eventualmente, a fisioterapia. Na dependência do tumor, um seguimento clínico pós-operatório mais prolongado se faz necessário.

Tempo de recuperação

É bastante variável na dependência das dimensões e regiões das áreas operadas, tipo de atividade física do paciente e tratamento empregado. Em geral, os curativos são realizados nas primeiras duas semanas.

Tem interesse em fazer uma
Cirurgia plástica?

Agende uma consulta com o Dr. Alexandre e entenda tudo o que é possível.

Prof. Dr.
Alexandre Katalinic Dutra

CRM: 56.004

  • Milhares de Cirurgias Plásticas realizadas em mais de 30 anos de experiência
  • PHD e Mestrado em Cirurgia Plástica
  • Palestrante convidado em Congressos nacionais e internacionais
  • Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros
  • Professor de Cirurgia Plástica por mais de 20 anos
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP
Open chat